Os Mendes Cahu da Muribeca

 

A Família Mendes Cahu surge no distrito da Muribeca em Jaboatão no inicio do Século XIX,  tendo sua origem na união das famílias Bezerra Cavalcanti, Souza Leão, Mendes da Silva, e Santos Cahu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Árvore genealógica do Tte. José Joaquim dos Santos Cahu


Da Sucessão do  Tte. José Joaquim dos Santos Cahu e D. Maria do Nascimento de Jesus, nasceu:

1.1 Major Ignácio Mendes Cahu, nascido em 1842, no Engenho Penanduba na Vila de N. S. do Rosário da Muribeca, onde se casou com D. Ignês Mendes de Sousa Leão, filha do segundo matrimônio do Cap. João Cavalcanti de Sousa Leão com  D. Luzia Dantas de Albuquerque. Nasceram desse matrimônio:

2.1 Major Francisco José, nascido no Eng. Capelinha, antes de 1880, foi major e conselho municipal em 15 de Novembro de 1895 no extinto Município da Muribeca, onde casou com D. Maria Cândida do Ó, com sucessão;

2.2 D. Hermelinda Juliana Mendes Cahu, Nascida no Eng. Capelinha em 1881, na então vila de Nossa Senhora do Rosário da Muribeca, onde casou com Francisco Affonso de Albuquerque, com sucessão;

2.3 D. Maria das Dores Mendes Cahu, nascida no Engenho Capelinha em 1897, no então distrito da Muribeca, onde casou-se, em 1913, com seu parente Carlos Bandeira Mendes da Silva, filho do deputado federal pela província de Pernambuco 1901, Dr. Manuel Celestino Mendes da Silva. Desse casamento houve sucessão;

2.4  Severino Mendes Cahú, nascido em fins do século XIX, no Eng. Capelinha, onde foi casado com D. Maria do Carmo Mendes da Silva, filha do seu tio o Major Ignácio Xavier Mendes da Silva, com sucessão.


Da Sucessão do Tte. José Joaquim dos Santos Cahu e D. Maria Amélia Mendes:

1.1.1 António Mendes Cahu, nascido na Vila de Nossa Senhora da Muribeca, em 1891, casado e com geração.


A Origem do duplo sobrenome Mendes Cahu está ligada a descendência do Tte. José Joaquim dos Santos Cahu, que deixou geração dos seus dois casamentos. Sendo sua primeira núpcias com D. Maria do Nascimento de Jesus, e sua segunda núpcias com D. Maria Amélia Mendes da Silva, ambas irmãs do Major Ignácio Xavier Mendes da Silva e membros da  tradicional família pernambucana dos Mendes da Silva.


Família Mendes da Silva:

Família pernambucana ligada a  aristocracia Açucareira, subtendo remotar suas origens ao casal D. José Mendes da Silva Paes cc. D. Rosa Maria de Barros Barreto, nos fins do século XVIII, conforme nos mostra Borges da Fonseca no ttº dos Campellos de Pernambuco.

O ramo dos Mendes da Silva na Várzea do Capibaribe, descendem de Tte. Miguel Mendes da Silva, natural do Cabo do Sto. Agostinho- PE, e que foi proprietário dos Engenhos Salgadinho e Penanduba, de onde desmembrou-se o Engenho Capelinha, terra por excelência dos Mendes Cahu na Muribeca do Guararapes.

D. Maria do Nascimento de Jesus, assim como seu Irmão, o Major Ignácio Mendes da Silva, eram filhos de Francisco Xavier Mendes da Silva, e sobrinhos do segundo prefeito do extinto município da Muribeca em 1897, Cel. Manuel Celestino Mendes da Silva e netos do Tte. Miguel Mendes da Silva e sua mulher D. Maria Joaquina do Espírito Santo.

À direita o segundo casamento do Tte. José Joaquim dos Santos Cahu

À esquerda o primeiro casamento Tte. José Joaquim dos Santos Cahu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        Voltar